Garantia de pagamento


Garantia de pagamento


Não tem um conhecimento aprofundado dos hábitos e práticas de um potencial parceiro de negócio internacional? O risco país pode ser relevante? Um Crédito Documentário proporciona-lhe uma garantia de pagamento com base na comprovação documentária acordada entre as partes.

É Crédito porque é um compromisso irrevogável por parte de um banco, banco emitente (banco que emite o crédito subjacente à transação comercial). Este compromisso irrevogável é testemunhado pela existência de uma mensagem Swift, é documentário porque é a existência dos documentos que comprova a transação comercial, e que constitui a contraparte do crédito para as instituições financeiras.

Vantagens

Para o exportador

Permite obter uma garantia de pagamento independente do objecto da transação, do valor do fornecimento, desde que cumpridos todos os termos e condições da Carta de Crédito (Crédito Documentário).

Assume, deste modo particular importância a avaliação das entidades intervenientes (nomeadamente do banco emitente) assim como a modalidade de emissão da Carta de Crédito.

  • Permite obter financiamento ou conceder:
  • A Sal irá assessorar em assegurar a obrigação do banco emitente (confirmação)
  • Os bancos envolventes actuam de acordo com as regras e usos uniformes internacionais da Câmara de Comércio Internacional

Para o importador

As suas exigências em termos de condições de expedição e formalização dos documentos fazem parte integrante do crédito. Só após verificada a conformidade da documentação requerida (a qual se reporta à expedição e características da mercadoria) o exportador será reembolsado, imediatamente ou numa data futura acordada, conforme as condições de pagamento estipuladas.

  • Permite evitar o pagamento antecipado
  • Permite obter financiamento
  • Os bancos envolventes atuam de acordo com as regras e usos uniformes internacionais da Câmara de Comércio Internacional.