Conceitos


Conceitos


Supply Chain (FSC) oferece produtos em moeda local, tanto para a administração de capital de giro, como de liquidez e de risco, com base na gestão ativa de contas a receber e a pagar. Algumas variações são a compra de recebíveis com recurso limitado ao cedente, compra de recebíveis com recurso ao cedente, financiamento aos fornecedores estratégicos e financiamento aos distribuidores. A área de FSC busca personalizar cada transação, de maneira a entender as circunstâncias do cliente, procurando minimizar qualquer impacto em suas relações comerciais e de fluxo operacional.

Cobrança Documentária é um método de pagamento muito utilizado e vulgarizado nas transações comerciais além-fronteiras.

Na prática, a remessa documentária abrange o processamento de um conjunto de documentos que são apresentados por um fornecedor de bens e/ou serviços com instruções específicas para cobrança dos fundos ou para o aceite de uma letra por parte do comprador.

Numa Cobrança Documentária, o fornecedor (ordenador/cedente) dá instruções específicas ao seu banco para entregar os documentos ao importador (sacado), contra o pagamento à vista ou o aceite para pagamento numa data futura acordada.

Crédito Documentário é todo e qualquer acordo nos termos do qual um banco emitente, por conta e ordem de um cliente, assume, perante um beneficiário, o compromisso irrevogável de efectuar um pagamento à vista ou de pagar numa data futura, contra a apresentação de documentos estipulados, cumpridos que sejam os termos e condições do crédito. É um crédito, mas não se trata de um mero crédito, mas sim de um compromisso irrevogável por parte de um banco – banco emitente (banco que emite o crédito subjacente à transação comercial).

Este compromisso irrevogável é testemunhado pela existência de uma mensagem SWIFT. E é documentário porque é a existência dos documentos que comprova a transação comercial, e que constitui a contraparte do crédito para as instituições financeiras. O Crédito Documentário é notificado ao beneficiário por intermédio do banco que reporta, um correspondente do banco emitente. Em determinadas situações, e com vista a salvaguardar a posição do beneficiário face aos riscos previsíveis, o crédito poderá ser confirmado pelo banco do país do exportador, ou seja, este banco assume solidariamente com o banco emitente a responsabilidade pela operação.

Forfaiting, desconto sem recurso ou financiamento sem recurso são designações idênticas para o mesmo produto.

Trata-se de uma modalidade de financiamento, geralmente de médio/longo prazo, associada a transações de comércio internacional. O Forfaiting tem assumido um papel cada vez mais relevante para os exportadores que desejam dispor dos fundos no momento em que dispõem de instrumentos negociáveis de reconhecimento de dívida, ao invés de aguardarem por pagamentos a efetuar na(s) data(s) futura(s) acordada(s) com o importador.

Envolve, tradicionalmente, a compra, por desconto, das condições de pagamento assumidas pelo fornecimento de mercadorias / prestação de serviços, geralmente através de notas promissórias /letras subscritas/aceites, por um importador a favor de um exportador.

Efectuar o pagamento de imediato ao exportador pelo valor líquido dos títulos (taxa de desconto e outras eventuais despesas já deduzidas), possibilitando ao exportador o financiamento da mercadoria exportada e ao Importador o pagamento futuro da mercadoria importada.